terça-feira, 14 de junho de 2016

CARTA AOS ALUNOS DO SECUNDÁRIO

Meus caros,

Tinham de chegar, aí estão os exames nacionais. Durante os próximos dias o programa está assegurado, exames e mais exames.
O trabalho realizado durante os últimos anos vai ser testado. Alguns de vós sentir-se-ão relativamente tranquilos enquanto outros, a maioria, começam a sentir a ansiedade a subir. É normal, afinal trata-se de realizar um exame e um bocadinho de ansiedade ajuda-nos a estar mais concentrados.
Para alguns de vocês os resultados serão muito importantes pois permitirão aceder no ensino superior à escola e no curso que vos interessam, mas para todos significa cumprir uma tarefa da vossa vida escolar, o que é sempre significativo. Já agora, ao que parece, muitos de vós não terão a intenção de continuar os estudos no ensino superior. Julgo que deveriam ponderar melhor, a qualificação superior é uma boa ferramenta para que a construção de um projecto de vida mais sustentado. Os tempos não estão fáceis mas estudar compensa, acreditem.
Alguns de vós vão sentir-se pressionados para a obtenção de muito bons resultados, dizem-vos que para se ser gente tem que se ser excelente. Irão perceber que, felizmente, tal não é verdade. Acresce ainda que, muitas vezes, essa pressão não ajuda, antes pelo contrário, atrapalha, mas... com calma.
Muita gente, pais, professores, psicólogos, colegas, vos dá conselhos nesta altura, “estuda mais”, “descansa um pouco”, “devias fazer assim”, “era melhor desta maneira”, “não te esqueças de nada”, “toma atenção”, “começa pelas mais fáceis”, “revê no fim”, etc., etc. É normal, é certo que às vezes ainda nos inquieta mais, mas, como dizia o Paulo Bento, é preciso encarar esta época com “tranquilidade” ou, em modo Futre, estar "concentradíssimo". A presença nas redes sociais vai certamente ajudar a dissipar o stresse, dividido por muitos dá menos para cada um.
Como é de prever, alguns de vós acharão os exames mais fáceis e outros mais difíceis, depende sempre do que cada um sabe e dos conteúdos do exame, aquela história clássica de “ainda bem que saiu isto, sabia bem” ou, pior, “logo havia de sair isto que não estava tão preparado”, nada a fazer, são as circunstâncias e em toda a nossa vida iremos deparar com circunstâncias mais ou menos favoráveis.
Sabemos que a vossa tarefa não é fácil mas estou convencido que para muitos de vós as coisas vão correr bem, o vosso trabalho e dos professores e a ajuda dos pais merecem.
Como já disse, para boa parte de vocês os próximos exames são a última etapa antes do ensino superior mas isso é uma outra narrativa. Um dia destes falaremos disso, cada coisa de sua vez.
Boa sorte e divirtam-se, se possível.

Zé Morgado

Sem comentários: