quarta-feira, 8 de junho de 2016

A SINISTRA PACC FINOU-SE. DEFINITIVAMENTE

O Presidente da República promulgou a legislação que põe fim Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades de acesso à carreira docente.
É definitivo, a sinistra PACC - Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades para acesso à carreira de professor, tal como a conhecemos, finou-se. Ainda bem, esta "coisa", da forma que foi estruturada, não avaliava nem conhecimentos nem capacidades para se ser professor. Para além de incompetência estava também ferida de indignidade.
A única forma de avaliar “conhecimentos e capacidades” para se ser professor é avaliar o trabalho em sala de aula. Não é novo, não é difícil, é preciso, "apenas" decidir que assim seja.
A sinistra PACC, tal como foi operacionalizada, era uma coisa "facilitista" vindo de um Governo que tinha como bandeira combater o "facilitismo". É verdade que não foi a única contradição nestes termos.
No entanto, convém não esquecer, a memória atraiçoa-nos por vezes, que a PACC foi legislada pelo PS que agora votou pelo seu fim.
Continua ainda por construir um verdadeiro sistema de avaliação de professores, uma ferramenta imprescindível na promoção da qualidade do trabalho educativo, na regulação e valorização do desempenho profissional e na valorização social dos professores.

Sem comentários: