domingo, 12 de junho de 2016

DA AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS

O Público de hoje tem um extenso trabalho sobre a avaliação das escolas. O ponto de partida é o facto de que com a substituição de alguns exames finais por provas de aferição haverá menos indicadores disponíveis criando dificuldades à comparação entre escolas e, portanto, à sua avaliação.
Este ponto de partida radica justamente numa questão que aqui tenho referido, a sobrevalorização dos resultados escolares, exames nacionais, na avaliação externa das escolas. Recorde-se que o modelo de avaliação em vigor assenta em três domínios, resultados escolares, prestação de serviço e educativo e liderança e gestão. É no entanto reconhecido a importância fortíssima dos resultados escolares dos alunos que também alimenta a construção dos rankings. Apesar da evolução verificada na sua construção continuam a ser, só por existirem A avaliação das escolas.
Como tantas vezes tenho dito, a avaliação, sendo imprescindível na promoção da qualidade é tanto mais eficaz nessa função quanto mais competente e simples possa ser.
A questão é que, como dizia o Mestre João dos Santos, o mais difícil em educação é trabalhar de uma forma simples.
Uma das questões levantadas no trabalho do Publico é a não existência de avaliação do trabalho em sala de aula o que, aliás, apenas se verifica em Portugal para além da Estónia e Turquia. No entanto, esta matéria é mais uma das muitas em que a polémica é forte. Recordemos as discussões sobre a observação de aulas no contexto da avaliação de professores e os discursos, práticas e equívocos instalados.
Uma outra questão importante remete para os efeitos da avaliação. Alterado o desajustado modelo anterior assente, sobretudo, na atribuição de mais créditos horários às escolas com melhores resultados importa que de facto a avaliação das escolas tenha efeitos ao nível de dispositivos de apoio a dificuldades encontradas e de incentivos a boas práticas e projectos.
Aceitando a importância que continuará a ter a avaliação interna importa considerar que a forma como é realizada, altamente burocratizada, solicitando uma carga enorme de informação, extensa, redundante e parte dela inútil, da forma que é requerida. A produção desta informação consome centenas de horas de trabalho a muitos docentes, roubadas à essência do seu trabalho.
O nível de informação solicitada e as regras impostas de funcionamento e organização mostra, de facto, um sistema altamente centralizado, burocratizado e com a tentação de manter um controlo absoluto sobre a organização e funcionamento das escolas.
É também por isto que reafirmo a necessidade de aprofundar, de facto, a autonomia das escolas.
Como afirma Joaquim de Azevedo, não é impossível construir um algoritmo mais “complexo e rigoroso” que sustentasse uma avaliação das escolas que envolva resultados e processos.
Não, não é impossível, basta querer.

Sem comentários: