sábado, 10 de janeiro de 2015

O ENSINO SUPERIOR EM MUDANÇA - Uma Licenciatura sobre o Facilitador

Universidade cria curso sobre Cristiano Ronaldo

A Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, está a ministrar um curso sobre Cristiano Ronaldo que pretende analisar como se "constrói a lenda futebolista"
Felizmente começa a surgir a tão desejada mudança e modernização na oferta formativa do ensino superior que alguns por cá entendem que deve estar exclusivamente subordinada às necesssidades  do mercado, transformando, asssim, como já tenho afirmado, as universidades e politécnicos no departamento de formação profissional das empresas. 
Um bom exemplo de mudança, neste caso, vem de fora.
Este curso sobre o CR7 na senda do que já tem acontecido com outras figuras, Lady Gaga, por exemplo e em outras universidades é uma via a considerar.
Em Portugal, julgo que teria toda a pertinência que um consórcio, parece ser o caminho, de universidades criasse um curso sobre Miguel Relvas. A  questão estruturante seria "Como se constrói o Facilitador" e como se alimenta a "lenda do indispensável".
Esta Licenciatura, ou mesmo Mestrado, evidentemente que o relevo e pertinência social e empresarial dos estudos não caberiam no criativo formato inventado pelo MEC da "meia licenciatura", seria de uma extraordinária inovação e providenciaria ferramentas indispensáveis às comunidades modernas e desenvolvidas.

Sem comentários: