sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A DESQUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES

"Professores sem funções depois de 2 de Fevereiro ficam livres da requalificação"

O MEC tem decididamente os professores portugueses em má conta.
Obriga docentes já com experiência e avaliados a submeterem-se a uma sinistra Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades que na sua estrutura e conteúdos constitui uma humilhação insultuosa que nada tem a ver com capacitação para desempenhar a função de professor.
No âmbito dos cortes dos recursos humanos na administração pública decide enviar o que considera professoses sem componente lectiva, que segundo promessas anteriores, não existiriam, para uma coisa chamada de "regime de requalificação".
Como? Requalificação? Os professores constituem, evidentemente, um grupo profissional altamente qualificado. Dizer que alguns destes profissionais que, fruto da política contabilística em que se transformou boa parte da política educativa são empurrados para fora da escola, embora sejam necessáros, vão passar para um "regime de requalificação" é mais um destrato e desrespeito por uma classe que, lamentavelmente, já não estranhará.
É claro que o "regime de requalificação" é a antecâmara do desemprego, os professores envolvidos neste processo não vão ficar "requalificados", vão ficar desempregados. 
Poderiam poupá-los à humilhação indigna de afirmar que o seu futuro passa pela "requalificação".
Ainda a propósito de "qualificação", "requalificação" ou Prova de Avaliação de Capacidades lembrei-me do Senhor Secretário de Estado Dr. Casanova de  Almeida, mas não estou a perceber porquê.

Sem comentários: