Foi hoje divulgado pela OCDE o terceiro volume do PISA 2022 Results, “Creative Minds, Creative Schools” a que o Público faz referência.
Talvez com alguma surpresa, os
alunos portugueses revelam uma criatividade, nos termos avaliados pelo PISA,
acima da média da OCDE. Mostram o melhor desempenho em tarefas de expressão
visual.
Os resultados médios dos alunos
portugueses, 34 pontos, nas tarefas solicitadas no PISA para avaliar a sua
capacidade criativa, estando acima da média foram considerados pela OCDE como
tendo “significado estatístico forte”.
Sendo um resultado positivo que
se regista, é também um pouco surpreendente dado que, também de acordo com o
Relatório, as escolas portuguesas têm uma menor oferta de actividades
científicas ou artísticas. Os nossos alunos também mostram menor nível de
frequência de actividades escolares ou extracurriculares nestas áreas. Cerca de
10% refere o contacto com conteúdos artísticos, 7% com música, clubes de
ciência ou informática e só 6% se relaciona com actividades como teatro ou publicação,
jornais escolares, por exemplo, 5%.
No entanto, talvez o relatório
venha reconhecer que os nossos alunos, tal como, aliás, os professores, são
mesmo uns “mestres de criatividade”. Para conseguir lidar com as os
efeitos que lhes chegam às salas de aula de muitas dimensões das políticas
públicas de educação só mesmo uma dose significativa de criatividade e também de resiliência.
São competências imprescindíveis.
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