terça-feira, 14 de dezembro de 2021

POR ONDE É O CAMINHO?

Gostava de ouvir as eventuais respostas que, por cá ou por fora, as elites políticas, no governo ou na oposição, e as elites económicas dariam a uma criança que lhes chegasse à beira e perguntasse, “Senhor(a), pode dizer-me por favor, por onde é o caminho para o futuro?”.

Imagino que alguns ficariam atarantados com a pergunta e outros venderiam ilusões. É o que continuamos a assistir quando estamos mergulhados num mundo mal frequentado, mal gerido, numa Terra maltratada potenciando pobreza e exclusão, e procuramos vislumbrar o que espera por nós e pelo que conseguirmos fazer por um caminho melhor.

Vivemos dias muito complicados, muitas situações graves, grandes assimetrias e parece clara a exigência de intervenções pesadas e a curto prazo.

No entanto, sem que queira usar de um saber que não possuo, a questão essencial tem mais a ver com os modelos de desenvolvimento e os sistemas éticos e de valores do que com medidas económicas imediatas que sendo necessárias não resolvem as grandes questões.

Repensar os modelos económicos e de desenvolvimento, repensar os modelos éticos em política e em economia e na vivência em sociedades diversas, será, creio, o caminho para o futuro.

Para isso, precisamos mesmo de contar contigo. Ouviste Miúdo?

Sem comentários: