terça-feira, 28 de dezembro de 2021

OS VERDES CAMPOS DO ALENTEJO

 Desde o início da semana anterior que tem chovido com regularidade nos campos do Alentejo. Estão agora mais bonitos os campos do Alentejo. Não estou a falar dos campos do Alentejo que a irresponsabilidade e incompetência dos responsáveis pelas políticas públicas estão a entregar às culturas superintensivas do amendoal e da oliveira. A prazo ficarão sem vida na terra, a flora e fauna que tornam bonitos os campos do Alentejo vão sofrer, estão a sofrer. E os que cá viverem também.

Ainda assim, por agora e por aqui, estão verdes os bonitos campos do Alentejo. O azevém que há-de alimentar as ovelhas do Valter, deu um pulo. É verdade que a verdura à vista ainda mascara a secura da terra lá mais fundo, lá onde se garante a água nas nascentes e nos lençóis que são o sustento da Terra. Esperemos que lá chegue.

Têm sido dias de chuva bem chovida, como aqui se fala, não faz enxurrada e entra certinha na terra que já está bem carregada. Hoje não foi muito fácil abrir covas para dois pessegueiros e duas amendoeiras, mas ficaram bonitas e bem entregues à terra que as fará crescer. Valeu a ajuda do Valter, companheiro mais novo e vontadeiro no trabalho.

E depois seguir-se-ão, esperamos, os dias criadores que trarão todas as outras cores que não o verde aos campos do Alentejo.

Mas estão bonitos, estão sempre bonitos

E são também assim os dias do Alentejo.



Sem comentários: