quarta-feira, 10 de março de 2021

PROJECTOS DE VIDA

 O confinamento tem múltiplas implicações como é sabido, boa parte delas de grande severidade. Também a avozice vive tempos confinados ainda que com pequenas janelas de oportunidade virtuais ou à vista. O que não fica mesmo confinado é a magia desta experiência que se alarga e enriquece todos os dias.

Muitas vezes afirmo que a tarefa mais importante da educação familiar e da educação escolar é procurar ser bem-sucedida na construção com e por cada criança de um projecto de vida bem-sucedido associado quadro sólido de valores e de ética.

Parece que a coisa está a funcionar com os meus netos pois já vão falando dos seus projectos de vida.

O neto grande, o Simão, sete anos, afirmou ontem que iria ter quatro profissões, jardineiro, escolha associada a uma “velha” paixão por plantas, cultivo e rega muito alimentada pelos dias no Alentejo, carpinteiro, cientista e projectista. É obra!

Como é rapaz organizado como são todos os de sete anos falou de como seria o seu horário de trabalho.

Das 7 às 10h trabalha como jardineiro, das 10 até à1 é carpinteiro. Da 1 às 2h pára para almoçar e brincar com os filhos. Como precisa de mais tempo para os projectos é projectista das 2 às 6 e, uff, cientista até às 8.

Janta e como está cansado deita-se às 9. Aos domingos não trabalha, mas aos sábados vai ajudar os jardineiros que estão a trabalhar por que têm um dia na semana que não trabalham.

Fiquei esmagado com este projecto de vida que, será, certamente o princípio de um que não sabemos qual.

O Tomás, mais cauteloso devido aos seus quatro anos “só” quer ser tractorista. Sem estranheza, tem uma paixão pelo tractor quando estamos no Alentejo que é coisa séria.

E são também assim os dias da avozice, mesmo que confinada.

Sem comentários: