quarta-feira, 27 de maio de 2020

A ÚLTIMA AULA


Ontem acabei o dia com uma sensação estranha. Tinha dado a última aula deste semestre a um grupo de alunas futuras profissionais de psicologia da educação, a minha paixão.
Nada de especial, as aulas terminam habitualmente em finais de Maio, seguem-se as avaliações.
A questão é que esta aula foi também a última aula da minha carreira profissional formal e na verdade ficou uma sensação estranha.
Desde logo porque não foi uma aula, foi uma “zoomaula”, preferia ter estado lá onde tudo acontece e tudo se vive, na sala de aula. Este estimulante e competente grupo de alunas merecia que assim tivesse acontecido. A proximidade, a presença inteira, a comunicação e a relação, o olhar e os gestos, o estar sempre em pé, não rimam com a resposta de emergência que foi estruturada e que dentro das circunstâncias correu bem, mas … não é a mesma coisa.
Ensino “à distância”, para um velho como eu, não rima com ensino e aprendizagem embora caiba no ensino e na aprendizagem.
No entanto, habituei-me há muito a perceber que a realidade não é a projecção dos meus desejos e esta foi a realidade, a última aula da carreira profissional formal foi à distância, comigo e com as alunas confinadas.
Ainda há trabalho para acabar e certamente  também terei algumas outras aulas ainda que já numa condição profissional e contextual diferentes.

10 comentários:

Unknown disse...

Terá com certeza a possibilidade de voltar àquele espaço "mágico" onde nós, pedagogos w especialistas em educação crecemos como seres humanos ao longo de uma vida inteira! Muita saúde e realização!

Beijo Sabura disse...

Continua a ser sempre esse Ser e Profissional que tão bem consegue dar a volta às questões e ao olhar do outro lado! Obrigada, vizinho Professor. Até já.

Rui Ferreira disse...

O fim de um ciclo coincide sempre com o início de outro.
Desejo as maiores realizações em todas as dimensões da vida.

Zé Morgado disse...

De qualquer forma e como dizia um rapaz conhecido, vou andar por aí.

Unknown disse...

Caro Professor,
Fui sua aluna há mais de 15 anos e o professor foi uma grande inspiração para a minha carreira como Psicóloga Educacional. Tem sido um desafio e uma luta continuar a trabalhar nesta área de paixão pelas oportunidades que nem sempre são estáveis, em termos de emprego e projetos, mas continuarei este desafio porque foi consigo que descobri que é isto que me faz feliz e realiza profissionalmente. O ISPA perde um grande inspirador com a sua saída mas espero continuar a encontrá-lo por aqui ou por outras ações que desenvolva.
Obrigada e, por favor, continue a fazer-nos pensar e a inspirar,
Continue a "andar por aqui"

Isabel Preto disse...

Vai deixar tantas saudades aos alunos que tiveram o privilégio de o ter como professor. Parabéns pela partilha de tantas histórias que me enchem a alma.

Zé Morgado disse...

Obrigado pelas mensagens simpáticas.

João Vasco SR disse...

Olá. Como eu o entendo. No final de junho estarei na mesma situação mas, ambos sabemos, que para lá da curva da estrada há mais mundo... talvez nos adaptemos.

Um abraço
JV

Alexandre disse...

Professor José Morgado,
Muitas palavras ainda escreverá e ouviremos sobre a educação.
Conheci-o no contexto do desenvolvimento de um projecto educativo. Foram muitas as pessoas que conseguiu cativar e motivar com as suas palavras onde a clareza, pragmatismo, pertinência e o humor se caldeavam de uma forma tão natural que fazia esquecer os ponteiros do relógio.
Este tempo, onde cada vez mais parece querer desenhar-se uma normal anormalidade vivencial, não lhe possibilitou que a última aula fosse no espaço onde o tempo teria alma! A "zoomificação letiva" não pode ser a nova era para a educação.
Para esta nova fase certamente que o vamos "ver por aí" a agitar estas cabeças.
Até um destes dias nas páginas de um jornal ou mais logo nas linhas do Atenta Inquietude".
Um abraço desde o meio do Atlântico.

Zé Morgado disse...

Olá Alexandre, muito obrigado, até um dias destes. Um abraço