quinta-feira, 28 de maio de 2020

PERDER A ÚLTIMA ÂNCORA, A ESCOLA


Desde o início da resposta E@D ficou claro, creio, que a resposta estruturada sendo a possível não é perfeita, longe disso, como não era perfeita a resposta assente no ensino presencial AC (Antes da Covide-19). O ensino à distância que está a ser desenvolvido acrescido do contributo de #EstudoEmCasa é uma resposta de emergência que procura substituir e minimizar o impacto do encerramento das escolas, mas não é uma alternativa, dificilmente o será sobretudo nos primeiros anos de escolaridade dada a menor autonomia dos alunos.
Apesar do gigantesco esforço de professores e escolas e do aumento da acessibilidade e dos recursos digitais muitos alunos estarão em situação de particular vulnerabilidade por diversas razões, falta de recursos e constrangimento de acessibilidades à rede, competências digitais nos contextos familiares, níveis de escolaridade das famílias, circunstâncias de vida e disponibilidade em muitos agregados (apenas um dos pais em casa, teletrabalho, número de crianças e idades, alunos com necessidades especiais, entre outros aspectos).
Insisto no reconhecimento do esforço gigantesco realizado por professores, escolas e outras entidades, mas torna-se necessário reconhecer que não está tudo bem e que corremos o risco de não vir a ficar tudo bem.
Como escrevi no início de Abril, já me cansa fazer este tipo de discursos, serei certamente eu que estarei errado quando parte do que leio me parece ser um “pensamento mágico” que não cola com a realidade. A realidade não é a projecção dos nossos desejos e nem tudo corre bem e as decisões em matéria de políticas públicas devem considerar a realidade e não os discursos sobre a realidade.
No DN de hoje fala-se de crianças que ”perderam a sua última âncora, a escola”. De facto, a distância para a escola a que “a escola à distância” colocou muitos alunos é preocupante e exige iniciativas e dispositivos de apoio que possam ir “buscar” essas crianças, a “exclusão escolar é quase sempre a primeira etapa da exclusão social”.
Neste sentido e sobretudo ccom os alunos mais novos e mais vulneráveis também desde início defendi em diferentes contextos que a grande necessidade, o grande objectivo diria, seria manter os alunos ligados à escola, aos professores, aos colegas. Em tempos de isolamento, a ligação é uma ferramenta de sobrevivência para os miúdos e para os miúdos no seu papel de alunos. Essa ligação terá os suportes disponíveis e tão acessíveis a todos quanto formos capazes e não podemos falhar.
Esta ligação (relação, comunicação, podem ser outras designações) permitirá que a “escola” continue na cognição e na emoção de cada criança, faça parte dos dias confinados e das suas rotinas. Fará parte do “kit de sobrevivência” num tempo em que os riscos de muitos alunos ficarem perdidos são enormes. Conheço inúmeros testemunhos nesse sentido como também é sublinhado na peça do DN.
Claro que esta ligação pode (deve) envolver a realização de tarefas de natureza escolar, curtas, diversificadas, com uma natureza que não exija a intervenção dos “pais-professores” para que possa ser realizada, nem todas as crianças os têm no seu “cantinho” lá em casa ou nem sequer têm cantinho”..
Estas actividades exercitam competências e podem ser continuadas de forma diferente nos cantinhos de cada criança. Podem estar seguros de que as crianças continuarão a aprender.
No entanto, sobretudo nos primeiros anos e nestas circunstâncias não me parece que o “cumprimento” do programa deva ser o grande objectivo. No próximo ano lectivo, alunos e professores serão capazes de recuperar no essencial a aquilo que agora não foi “trabalhado”, assim o tenhamos como preocupação e orientação.
Nesta perspectiva, é necessário que, tal como na economia se está já a trabalhar no pós-pandemia, também no universo da educação aconteça o mesmo.

2 comentários:

Rui Ferreira disse...

Caro Zé Morgado, permita-me debater este assunto, no que à transcrição diz respeito, cito, "... é preocupante e exige iniciativas e dispositivos de apoio que possam ir “buscar” essas crianças, a “exclusão escolar é quase sempre a primeira etapa da exclusão social”.
Em primeiro lugar dizer que, tal como o Zé Morgado dá a entender, também sou de concordar que a exclusão escolar é uma tremenda tragédia na vida de um futuro cidadão.
A questão que aqui coloco é se a escola deve ter isso como competência atribuída e, se sim, se dispõe das condições necessária para levar por diante tal incumbência.
De acordo com a lei que nos governa hoje, nomeadamente o EAEE, o dever de assiduidade é da responsabilidade, em meu entender bem, dos alunos e respetivos pais e EE:
1 — Para além do dever de frequência da escolaridade
obrigatória, os alunos são responsáveis pelo cumprimento
dos deveres de assiduidade e pontualidade, nos termos
estabelecidos na alínea b) do artigo 10.º e no n.º 3 do presente
artigo.
2 — Os pais ou encarregados de educação dos alunos
menores de idade são responsáveis, conjuntamente com
estes, pelo cumprimento dos deveres referidos no número
anterior.
Se entendermos pois que é a escola que os deve ir "buscar" devemos antes, porquanto sociedade, considerar que a instituição familiar detentora dessa responsabilidade falhou. Deve então a instituição escola substituir a instituição família? Se sim, quais as condições devem ser dadas às escolas para conseguirem responder afirmativamente a tal desiderato?

Zé Morgado disse...

Olá Rui, obrigado pelo comentário. Neste espaço é difícil "debater" mas gostava de trocar umas ideias sobre esta questão que tem duas abordagens. Uma que envolve os alunos cujos pais possam não cumprir o dever de assiduidade e pontualidade o que configura maus tratos e é passível de intervenção legal (CPCJ) A segunda envolve alunos que frequentam a escola mas que por falta de apoios, recursos, políticas públicas adequadas, etc., etc. entram em percursos de insucesso que conduzem ... à exclusão. É desta questão que eu falo, a primeira, sendo óbviamente importante é uma questão legal e de protecção das crianças e jovens. Aliás, sabe que costumamos dizer que professores e auxiliares são os "olhos" do sistema de protecção das crianças. De qualquer forma se quser conversar .. disponha, gosto sempre de falar destas coisas que no fundo são o mundo em que me movo há mais de 40 anos, ou melhor, há precisamente 6o pois entrei para a escola com 6 anos e nunca mais larguei a educação. Se entender por bem envie uma mensagem por mail que eu dou o tm e poderemos conversar.