sábado, 27 de novembro de 2010

O IMPOSSÍVEL DESÍGNIO

O Presidente da República afirmou ontem que a educação deve ser um desígnio nacional assumido por todos. Disse ainda que a educação é uma pedra fundamental do nosso desenvolvimento, que a qualificação é imprescindível, que devemos mobilizar todos os meios ao nosso alcance, que é necessário proteger as crianças dos efeitos da crise, etc. etc., ou seja, a retórica do costume. Não foi certamente a primeira vez que um responsável político fez uma afirmação desta natureza, é, aliás, um discurso recorrente e repetido com insistência.
No entanto, na cultura e praxis política que temos tal entendimento é impossível, o Presidente sabe-o bem, é o político que mais tempo esteve no poder nos últimos 30 anos em Portugal. A partidocracia instalada leva a que, na generalidade das matérias, os interesses partidários se sobreponham aos interesses gerais, a conflitualidade que sendo importante e muitas vezes estimulante e promotora de mudança, é assente em corporações de interesses e clientelas que inibem a definição de rumos e de perspectivas que visem o interesse geral.
No universo mais particular da educação, devido ao peso e impacto social do sector, é ainda mais óbvio a presença de interesses antagónicos que decorrem bem mais dos interesses da partidocracia do que a verdadeira preocupação com a qualidade dos processos educativos. Se atentarmos nos discursos habituais dos que se movem neste universo com alguma responsabilidade fica óbvia esta realidade.
Gostava de poder ter um discurso mais optimista, mas muito provavelmente continuaremos a assistir à continuidade da deriva e do digladiar de interesses partidários, promovendo política pequena onde era imprescindível política grande.

1 comentário:

Margarida Alegria disse...

Concordo plenamente e também analisei a hipocrisia desta notícia.
Depois de tanta destruição da Educação, é dífícil, realmente ser-se mais optimista...
Abraço blgosférico!
http://margarida-alegria.blogspot.com/