quarta-feira, 7 de maio de 2008

SALOIICE IRRESPONSÁVEL

Uma especialista em questões europeias defendeu na Assembleia da República, que tem sido a acção negligente dos governos que não tem permitido a protecção dos nossos produtos tradicionais e não a habitual desculpa das normas de Bruxelas.
Esta história lembra-me a conhecida situação em que foram necessários cinco escuteiros para ajudar uma velhinha a atravessar a rua, porque a velhinha … não queria atravessá-la.
De facto, informados por uma espécie de “novo-riquismo” saloio, os nossos governantes querem obrigar-nos a ser modernos e desenvolvidos e, portanto, a abandonar aquilo que de mais tradicional e genuíno faz parte da nossa cultura, gastronómica, por exemplo.
Esta irresponsável negligência, travestida de “defesa do consumidor” montada na zelosa polícia de costumes, a ASAE, leva à proibição de produção, fabrico ou consumo de bens e produtos que sempre fizeram parte do nosso quotidiano. Acresce ainda o impacto económico que esta cruzada de modernização à força tem sobre milhares de pequenos produtores e fabricantes.
A saloiice ignorante e a negligência irresponsável presente em sucessivos governos, não os deixa entender que desenvolvimento e modernização contêm, também, o cuidar do que é tradicional e genuíno na nossa identidade. Como é óbvio, isto não tem nada a ver com a necessária protecção do consumidor.

Sem comentários: