quinta-feira, 22 de maio de 2008

DEVE SER ISTO A CONVERGÊNCIA

O Público revela alguns dados do Relatório da Situação Social na União Europeia, que, para não termos dúvidas vêm, de novo, evidenciar que somos o país da Europa em que se verifica maior disparidade na distribuição dos rendimentos, ou seja, o fosso entre ricos e pobres é maior. Talvez seja interessante acrescentar que, segundo a OCDE, o nível de preços em Portugal é 20 % mais baixo que na UE a 15 mas, para compensar, ganhamos 40% menos que a média comunitária, sendo também os mais mal pagos da Europa a 15. Voltando ao Relatório referido pelo Público, é ainda de realçar que, nos países em que o PIB é mais elevado, a disparidade é menor, destacando-se neste aspecto a Suécia e Dinamarca.
Estamos em presença de mais um excelente e dramático exemplo da tão falada CONVERGÊNCIA. De facto, sempre que é publicado um relatório internacional comparativo de indicadores sociais e, ou económicos, os dados convergem, sistematicamente, na definição de uma situação extremamente preocupante para uma parte substantiva dos nossos cidadãos. Os dados recentes da AMI e dos Bancos Alimentares deveriam fazer-nos corar de vergonha e inibir discursos, decisões e comportamentos de parte importante das chamadas elites que, por saloiice, ignorância e insensibilidade chegam à obscenidade. Só não percebo porque andamos tão calados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nas últimas três décadas os homens que têm governado o nosso infortunado povo, fazem-me lembrar certas senhoras de antigas instituições de caridade que faziam casacos de tricot para as crianças que os amigos condenavam á fome. Ás vezes, quando os casacos estavam feitos, as crianças já tinham morrido de fome.
MAS A VIDA CONTINUAVA!

TAL E QUAL A NOSSA ACTUAL RESIGNAÇÃO E SILÊNCIO!

É FADO!!!...

Saudações