terça-feira, 27 de maio de 2008

CRISE E BANDEIRAS

De há uns tempos a esta parte, diferentes instituições têm vindo a referir o fortíssimo aumento dos pedidos de ajuda, designadamente, no âmbito dos produtos alimentares. As intervenções públicas dos Bancos Alimentares e da AMI são apenas dois exemplos. Tem-se instalado um clima real e ao nível da confiança e optimismo preocupantemente pesado. O Dr. Mário Soares, em artigo no DN e referido pelo Público, alerta hoje o Governo para este complicado quadro. Como também nos vamos habituando, o Governo já fez saber que está “ciente” e “preocupado” com as dificuldades. A oposição apanha boleia na situação entre alguma demagogia, populismo e, também, alguma seriedade com preocupações e medidas.
Creio que, neste momento, o que menos precisamos é de assistir ao habitual jogo político de baixa qualidade. As dificuldades graves que muitos portugueses experimentam, deveriam transmitir o pudor suficiente para inibir “jogos políticos” e deveriam ser entendidas como o maior dos problemas que, como tal, só se minimiza com o esforço sério de todos.
A minha grande dúvida é saber se a nossa capacidade de mobilização se esgota, ou não, numas bandeiras colocadas à janela por inspiração do Sr. Scolari, o dono da selecção de futebol. Vamos ser optimistas.

Sem comentários: