sexta-feira, 9 de maio de 2008

AFINAL A HUMILDADE FOI UMA "GAFFE"

Comecei por ficar mais tranquilo. Depois de três anos em que nos fomos convencendo da infinita sabedoria, infalibilidade e competência de uma figura de natureza robótica que temos como Primeiro-ministro, eis que, afinal, o Homem não é perfeito. Na sede da democracia, a Assembleia da República, conseguiu expressar a humana atitude de afirmar que algumas das iniciativas ou procedimentos de sua responsabilidade podem ser objecto de crítica. Gostei de ouvir. A sério. Entendo que uma das ferramentas do nosso desenvolvimento pessoal e como comunidade é a capacidade de perceber erros e, naturalmente, corrigir trajectórias. Quem arrogantemente se convencer que nunca erra, tarde ou cedo, passa a viver numa realidade virtual sentindo-se vítima da incompreensão dos outros e da própria realidade que, essa sim, passa a estar enganada no seu entendimento. Por tudo isto, quando ouvi o Engenheiro Sócrates dizer “Pode haver motivos para censurar o Governo”, senti uma réstia de esperança e optimismo na devolução de uma dimensão humana e, portanto, falível, à política governativa.
Rapidamente perdi essa esperança, pois toda a gente fala na “gaffe” do Primeiro-ministro. Afinal, tristemente, a humildade não passa de uma “gaffe”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não aceito a versão "GAFFE".
Um robot não comete "GAFFES"!
AVARIA-SE!!!

Sou laico e no entanto uso inúmeras vezes a expressão "VALHA-NOS DEUS" e "ATÉ AMANHÃ SE DEUS QUISER", por exemplo.

Neste mesmo raciocínio o facto do sr. P. Ministro utilizar a frase "PODE HAVER MOTIVOS PARA CENSURAR O GOVERNO" não faz dele um ser humano que humildemente reconhece erros próprios.

No entanto e em abono da verdade digo que pertenço ao elevado número de Portugueses que elegeram o sr. Sócrates. Isto não obsta que fique cego, surdo e mudo aos defeitos de uma governação ROBOTIZADA.Mas o saldo da governação, aqui e acolá, tem sido positiva, avaliação minha, claro!

Também não vislumbro alternativa credível!

Se calhar , perdi-me e já fugi ao assunto. AS MINHAS DESCULPAS.

Saudações