sexta-feira, 7 de abril de 2023

DO PAN - PLANO DE ARRASTAMENTO NEGOCIAL

 Vai sendo cada vez mais clara a intencionalidade do PAN, Plano de Arrastamento Negocial, desenhado pelo ME desde o início do processo de reivindicação dos professores.

No entanto, contrariamente ao que se seria esperado pelo ME, as posições dos professores têm sido genericamente compreendidas e apoiadas, e nem o prolongamento do Plano, vem desde Setembro, tem feito diminuir esse entendimento conforme algumas sondagens têm sublinhado.

Com este prolongar do processo são também cada vez mais visível o papel da imprensa amiga no sentido de fragilizar as posições dos professores. Lamentavelmente nada de novo, na falta da razão, desenha-se a informação e manipula-se a emoção. Eles, neste caso os professores, vão cansar-se, vão desanimar, e o “povo” e aumentará a pressão para se aquietarem e voltar a "normalidade". 

Sim, é verdade que existe um enorme cansaço e desânimo na classe docente, mas não decorre do processo de contestação desencadeado. É exactamente ao contrário, o processo de reivindicação surge, justamente, pelo cansaço e desânimo de muitos anos a sentir-se maltratada, desvalorizada socialmente e profissionalmente, sem estabilidade e perspectivas de carreira, cansada e envelhecida e com quadros de mal-estar preocupante

É daqui que vem o cansaço e desânimo, não é da tentativa de mudar esta situação. O ME e as Finanças continuarão, provavelmente, o Plano de Arrastamento Negocial. Ao que parece o Presidente da República quer ouvir os professores.

É importante que o faça, as suas razões são justas, são imprescindíveis à valorização necessária da carreira docente e à capacidade de atrair novos actores que compensem o abandono e o envelhecimento que se verifica.

Não sei o que vai acontecer nos próximos tempos, mas como já escrevi, as políticas públicas são para as pessoas, para as comunidades. A história não vos absolverá, nem que cheguem a reitores ou reitoras.

Sem comentários: