sexta-feira, 21 de abril de 2023

MAIS UM ENCONTRO E ...NADA

 E pronto. Realizou-se mais um encontro entre ME e representantes dos professores, não me parece adequado falar de negociação, e … aconteceu nada.

O processo parece andar enredado num jogo de palavras, agora referem-se “correcção de assimetrias”, “acelerador de progressão”, mas acordo … nada.

Entretanto, na realidade nas escolas a continuidade deste processo tem naturalmente impactos de diferente natureza para professores, pais, técnicos e alunos. Importa também considerar que existem ainda muitos alunos com professores em falta e também aqui devido a erros das políticas públicas de educação nos últimos anos, é bom não esquecer.

A natureza dos problemas envolvidos, o cansaço e desânimo que os professores sentem, a injustiça e desvalorização de que se sentem alvo, a burocracia asfixiante, o mal-estar acrescido pela manutenção de discursos e intervenções erráticas por parte da tutela e o recurso a procedimentos que, mais do que esclarecer ou contribuir para a solução, agudizam o confronto não favorecem a possibilidade de concertação e confiança.

O clima das escolas está significativamente alterado e, naturalmente, com impacto no trabalho de alunos, professores, funcionários, técnicos, direcções.

Uma política pública em matéria de educação está ao serviço da educação e das comunidades educativas e da qualidade do seu trabalho, é um instrumento de construção do futuro está obrigada a ter solidez ética, ser competente e politicamente clara.

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