quinta-feira, 6 de abril de 2023

NÃO DÁ PARA ENTENDER

 Na leitura do Público de hoje dei-me conta de algo surpreendente. O calendário de inscrição para os exames de acesso ao ensino superior coincide quase totalmente com as férias escolares que estão a decorrer. O prazo iniciou-se ontem 4 de Abril, já com os alunos em férias, e termina dia 17, o primeiro dia de aulas.

Como evidencia em texto do Público, “Um barco à deriva”, Manuel Pereira, Presidente da direcção da Associação Nacional de Dirigentes Escolares, a decisão é incompreensível.

As alterações no processo, a informação sobre a escolha dos exames a realizar em função das motivações para o acesso, dúvidas sobre as decisões a tomar levam a que os alunos e encarregados de educação solicitem habitualmente apoio dos professores e serviços de apoio das escolas em todo este processo.

Acontece que a inscrição nos exames acontece com os alunos em férias, eventualmente longe das escolas ou mesmo das famílias e o contacto com os professores para eventuais esclarecimentos ou apoio é, obviamente, mais difícil, senão impossível.

Não encontro qualquer razão que sustente esta decisão, servirá o quê e quem? Vai sendo cada vez mais difícil entender que Educação defende o Ministério da Educação. Será uma Educação mitigada?

Sem comentários: