sexta-feira, 3 de março de 2023

ENTENDIMENTO, PRECISA-SE

 Tendo sido solicitada pelos representantes dos professores realiza-se na próxima semana uma negociação suplementar com o ME face à ausência de acordo após as reuniões já realizadas.

Cumpre-se hoje um novo período de greve e a natureza dos problemas envolvidos, o cansaço e desânimo que os professores sentem, a injustiça e desvalorização de que se sentem alvo, o mal-estar acrescido  pela manutenção de discursos e intervenções erráticas por parte da tutela e o recurso a procedimentos que, mais do que esclarecer ou contribuir para a solução, agudizam o confronto não favorecem a possibilidade de concertação e confiança.

O clima das escolas está significativamente alterado e, naturalmente, com impacto no trabalho de alunos, professores, funcionários, técnicos, direcções. Muitos estudos mostram uma relação relevante entre qualidade educativa em diferentes parâmetros e múltiplas dimensões do clima institucional.

Importa que o processo em curso gere a possibilidade de um acordo que possa devolver alguma tranquilidade às comunidades educativas.

Como parece claro, a única forma de ultrapassar este cenário, é a negociação e esta não pode ser de serviços mínimos, o que está em jogo é demasiado importante.

Reafirmo a ideia de que os sistemas educativos considerados como tendo melhor qualidade, independentemente dos critérios de análise, são, em regra, os que mais valorizam os professores, em termos sociais, em termos profissionais e também no estatuto salarial.

A defesa da qualidade da educação e da escola, pública e também privada, passa incontornavelmente pela defesa e valorização das condições de trabalho, em diferentes dimensões, que possibilitem que o desempenho de escolas, professores, directores, técnicos, funcionários, alunos e pais tenha o melhor resultado possível.

O futuro passa pela educação e pela escola, donde ... abandonemos um tempo de serviços mínimos e criemos um tempo de entendimento, não precisa de ser máximo, apenas um entendimento justo.

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