segunda-feira, 13 de março de 2023

A LER, "PROFESSORES NOS CUIDADOS INTENSIVOS"

 Merece leitura e reflexão, em particular da tutela da Educação, o texto de Marco Bento no Público, “Professores nos cuidados intensivos”.

“(…) Para isso, na urgência da Educação em Portugal, que se ouçam e reconheçam os professores como profissionais qualificados, de forma a atrair jovens talentosos para a carreira docente e aumentar a motivação e satisfação dos professores que exercem a arte de educar com ética e sentido profissional. (…)”

Reafirmo o que por aqui tenho escrito. Os sistemas educativos considerados como tendo melhor qualidade, independentemente dos critérios de análise, são, em regra, os que mais valorizam os professores, em termos sociais, em termos profissionais e também no estatuto salarial.

A defesa da qualidade da educação e da escola, pública e também privada, passa incontornavelmente pela defesa e valorização das condições de trabalho, em diferentes dimensões, que possibilitem que o desempenho de escolas, professores, directores, técnicos, funcionários, alunos e pais tenha o melhor resultado possível.

O futuro passa pela educação e pela escola, donde ... abandonemos um tempo de serviços mínimos e criemos um tempo de entendimento, não precisa de ser máximo, apenas um entendimento justo.

2 comentários:

Rui Ferreira disse...

Caro Zé Morgado,

Este é um dissimulado e já não é de agora, a agenda dele é outra, o que não quer dizer que este texto não tenha partes assertivas. Fico sempre de pé atrás com quem se deslumbra com a inovação e omite as variáveis de eficácia pedagógica.

Cumprimentos,
Rui Ferreira

Zé Morgado disse...

Olá Rui, comprendo o que diz, mas apenas considerei o conteúdo geral do texto que me pareceu pertinente.
Cumprimentos,
ZM