segunda-feira, 12 de abril de 2021

A HISTÓRIA DO EXCLUÍDO

 A propósito do que vou lendo por estes dias sobre o universo da educação, uma história um bocado esquisita, por assim dizer.

Era uma vez um rapaz chamado Excluído. É verdade, era mesmo o nome dele, assim baptizado desde que nasceu. O Excluído tinha uns doze anos e andava na escola, frequentava o 5º ano já tinha sido excluído duas vezes no final do ano lectivo.

O seu funcionamento na escola era um bocado estranho e muitas vezes era excluído da sala de aula por causa do comportamento.

O Excluído não tinha muitos amigos, era excluído da quase totalidade dos grupos que se organizavam naquela escola.

Alguns alunos tinham outras actividades, mas o Excluído não era solicitado a envolver-se em nenhuma dessas actividades. Às vezes ele próprio se excluía de cenários nos quais lhe diziam para participar.

O Excluído tinha uma família que morava numa casa muito degradada num bairro ele próprio em más condições e na periferia da terra onde habitava.

As pessoas daquele bairro não se davam com as pessoas das outras zonas, apenas nas situações de trabalho, os que tinham, pois faziam-no fora do bairro.

Havia lá um Centro Social, mas o Excluído não tinha sido admitido pelo que ficava na rua a fazer coisa nenhuma.

Um dia lá na escola, apareceu um miúdo novo assim com ar desconfiado e até um pouco parecido com o Excluído que quando se cruzou com ele lhe perguntou o nome. “Excluído” disse o aluno novo. “Fixe, eu também me chamo Excluído”.

E fizeram um grupo só de Excluídos, incluídos.

Sem comentários: