domingo, 14 de março de 2021

17 MEDALHAS NUM CAMPEONATO EUROPEU MERECIA MAIS DIVULGAÇÃO

 A equipa portuguesa ganhou 17 medalhas nos campeonatos europeus de atletismo para atletas com deficiência intelectual. Desculpem a insistência, mas julgo que os esforço destes atletas merece divulgação. 

Já aqui tenho referido as minhas dúvidas sobre o modelo de competição, provas exclusivamente dedicadas a atletas com uma condição. Continuo a entender que talvez fosse de considerar a realização de forma integrada em provas das mesmas modalidades que envolvam a generalidade dos praticantes ainda que distribuídos pelos critérios de participação definidos.

De qualquer forma o desempenho dos atletas portugueses justifica a referência. Retomo palavras que já aqui escrevi. A vida de muitas pessoas com deficiência é, na verdade, uma constante e infindável prova de obstáculos, muitas vezes intransponíveis, que ampliam de forma inaceitável a limitação na mobilidade e a funcionalidade em diferentes áreas que a sua condição, só por si, pode implicar. Como é evidente, existem muitas áreas de dificuldades colocadas às pessoas com deficiência, designadamente, educação e emprego em que a vulnerabilidade e o risco de exclusão são enormes.

Reafirmo algo que recorrentemente subscrevo, os níveis de desenvolvimento das comunidades também se aferem pela forma como lidam com as minorias e as suas problemáticas.

O desempenho desportivo destes atletas não terá o relevo que merecia, nunca tem. Nas primeiras páginas dos três jornais desportivos hoje publicados não se encontra a mínima referência a 17 medalhas num campeonato europeu. As primeiras páginas, mesmo no desporto, não são para estes indivíduos, as pessoas com deficiência não têm "glamour", não enchem estádios e não fazem movimentar milhões, não são colunáveis, são apenas, simplesmente, campeões, a sério.

1 comentário:

Rui Ferreira disse...

Merecia bem mais. Bastava para isso tirar tempo de antena ao "diz que disse" do Futebol.