domingo, 16 de fevereiro de 2020

NOTÍCIAS DA REVISÃO DA PORTARIA QUE REGULA O NÚMERO DE AUXILIARES DE EDUCAÇÃO


Ao que leio no Observador, a revisão da portaria que estabelece o número de auxiliares de educação por escola contemplará como critério de reforço o número de alunos com necessidades especiais que frequentem a escola. No entanto, o ME ainda não esclareceu o peso a atribuir a esta dimensão.
No plano das intenções parece-me um passo positivo, veremos como e se será concretizado. Como escrevi há poucos dias quando foi divulgada a revisão da Portaria até Junho, os auxiliares de educação, insisto na designação, desempenham e devem desempenhar um importante papel educativo para além das funções de outra natureza que também assumem e que exige a adequação do seu efectivo, formação e reconhecimento.
No caso mais particular de alunos com necessidades educativas especiais e em algumas situações serão mesmo uma figura central no seu bem-estar educativo, ou seja, são efectivamente auxiliares de acção educativa.
Neste quadro, vejamos se as intenções expressas não serão cativadas por outros critérios que não a qualidade da educação pública.

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