terça-feira, 17 de maio de 2011

QUE TURMA MAL COMPORTADA

Isto não anda nada bem. Dizem-nos que embora menos gente beba, os que bebem fazem-no de forma excessiva.
Informam-nos que andamos a comer mal, abusamos das gorduras, economizamos nos legumes, ficamos gordos e estamos em risco.
Ralham porque temos uma das mais altas taxas de prevalência de problemas de saúde mental sendo, aliás, um dos maiores consumidores de psico-fármacos.
Sistematicamente afirmam que produzimos pouco, que não poupamos o que devíamos, e que gastamos bastante mais do que produzimos criando um imenso inúmeras e enormes situações de crédito pessoal e familiar que não conseguimos suportar.
Temos miúdos mal sucedidos na escola e pais pouco produtivos, ou seja, nem pais nem filhos são competitivos como agora se exige.
Os comportamentos cívicos também não são algo de que nos possamos orgulhar, basta olhar para o lixo, a pegada biológica dos cães nos passeios, as beatas para o chão ou os sacos de lixo pela beira das estradas. Até parece que existe gente que quer fotografar tais cenários. Não compreendem as nossas especificidades culturais e um passeio limpo não é a mesma coisa.
Passamos o tempo a dizer mal uns dos outros sendo que o outro, seja quem for, nunca tem razão e a culpa, seja do que for, é sempre deles, os gajos, uma entidade indefinida responsável por tudo o que nos acontece.
Parece, que no meio disto tudo, o único que se aproveita, sou eu, o cada um de nós que é sempre perfeito. Juntos é que é um problema, é das companhias, como dizem os pais.
Não há saco para esta turma tão mal comportada que constituímos.

Sem comentários: