segunda-feira, 16 de maio de 2011

O NOBRE PROPÓSITO

Parecem cada vez mais claros os Nobres propósitos, o poder, isso mesmo, o poder e só o poder. Quando me refiro a este assunto, acho por bem esclarecer que na altura da eleição para a presidência da República me pareceu saudável a emergência de uma candidatura fora do controle dos aparelhos partidários e os resultados vieram a confirmar a disponibilidade do eleitorado para esse não alinhamento.
Assente a poeira, a candidatura de Fernando Nobre como cabeça de lista do PSD por Lisboa com a “missão” de ser Presidente da Assembleia da República, representa o atropelo aos discursos e comportamentos que tinha vindo a assumir reiteradamente. Não é grave, ninguém é perfeito, a carne é fraca e não é o primeiro nem será o último actor da cena portuguesa dar tão grande cambalhota, antes pelo contrário a maioria dos actores políticos mostram-se autênticos troca-tintas.
Seguiu-se a entrevista ao Expresso em que surgiu de forma ainda mais despudorada o enorme contorcionismo cívico. Apenas duas referências particularmente significativas. Em primeiro lugar, reconhece não conhecer o programa político do PSD o que para o cabeça de lista ao mais importante círculo eleitoral, Lisboa, seria anedótico se não fosse patético e elucidativo do nobre propósito, querer e aceitar o poder em nome seja do que for. A segunda referência ao facto de Fernando Nobre afirmar que apenas lhe interessa o lugar de Presidente da Assembleia, se não ficar com ele renuncia imediatamente ao lugar de deputado. Para democrata não está mal, ou ganha ou sai do jogo. Mais uma vez se percebe que o que move o Dr. Nobre não é a democracia, a cidadania, como lhe chama num abastardamento do termo, é o poder, sempre o poder.
Agora, após sucessivos episódios em que sistematicamente tenta sustentar o insustentável, em entrevista ao Público agarra-se, também não se estranha em Portugal, à teoria da conspiração, o mundo está a organizar-se contra si. Mas ele, resistirá a tudo na sua missão de salvar Portugal, diz. Nem tiros na cabeça, nem calúnias, nem o que quer que seja podem impedir a nobre figura da missão a que se propôs, chegar ao poder.
É verdade que a política à portuguesa é, nas mais das vezes de má qualidade, rasteira e despudorada e ao serviço de interesses que não os da generalidade dos cidadãos. O Dr. Nobre aprendeu depressa e talvez lá chegue, ao poder, Dr. Nobre padece de um problema que não é da sua especialidade médica que tanto apregoa, o senhor não quer ver a figura triste e caricata em que se vai transformando, o poder cega, os olhos e os neurónios.
Talvez o Dr. Nobre não queira entender, mas a decepção e embaraço que me causa a leitura que faço do seu lamentável discurso e comportamento recente não têm rigorosamente a ver com "ataque concertado". De há muito que a partidocracia me transformou num abstencionista, atento mas abstencionista. Por isso saudei na altura a sua candidatura à Presidência, em nome da cidadania.
Como já aqui referi, o Dr. Nobre vai fazendo com que me lembre do meu pai. A espinha direita e a dignidade são uma reserva que um homem não pode perder, nunca. O senhor ficou, em termos políticos, sem ambas, perdeu a espinha direita e a dignidade.
Estão claros os Nobres propósitos. Triste figura.

Sem comentários: