sexta-feira, 20 de maio de 2011

NÃO É POR MEDIR MUITAS VEZES A FEBRE QUE ESTA BAIXA

A temática da introdução de mais momentos de avaliação no nosso sistema educativo é recorrente e cíclico. O CDS-PP no seu programa eleitoral defende a introdução de exames nacionais em todos os ciclos e o ME promove a realização, ainda que com carácter facultativo, de provas de âmbito nacional no 2º ano do 1º ciclo.
Estas provas promovidas pelo ME a que muitas escolas aderem, cumprem o objectivo de procurar indicadores sobre a eficácia do sistema, o que me parece importante no sentido de promover qualidade, exigência e rigor no sistema educativo esperando-se que as provas sejam adequadas, bem feitas e fiáveis em termos de resultados.
Os alunos prestam estas provas e, se funcionar como se espera, os resultados servirão de regulador ao trabalho desenvolvido pelas escolas. Conhece-se a tentação de se facilitarem os dispositivos de avaliação para inflacionar resultados. Este risco está também presente, é óbvio, em exames nacionais como, aliás, está patente nas discussões aquando da sua realização.
Neste quadro, não vejo vantagens, independentemente dos custos em tempo, meios e procedimentos, na introdução de mais exames como forma de melhorar a qualidade. Esta ideia parece decorrer da estranha convicção de que se medir muitas vezes a febre, esta irá baixar o que é, no mínimo, ingénuo.
A qualidade promove-se, é certo, com a avaliação rigorosa e regular das aprendizagens, naturalmente, mas também com a avaliação do trabalho dos professores, com a definição de currículos adequados, com a estruturação de dispositivos de apoio a alunos e professores eficazes e suficientes, com a definição de políticas educativas que sustentem um quadro normativo simples e coerente e modelos adequados de organização e funcionamento das escolas, com a definição de objectivos de curto e médio prazo, etc. O problema é que de há muitos anos a educação anda à deriva das agendas políticas.
A defesa de mais exames, como muitas vezes é feita, este é mais um exemplo, corre o risco de sustentar um discurso demagógico, as referências a exigência e a rigor vendem bem, que deixa de lado os aspectos mais essenciais.

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