quinta-feira, 19 de maio de 2011

A HISTÓRIA DO PREGUIÇOSO

Era uma vez um Rapaz a quem chamavam Preguiçoso. O Rapaz andava na escola e o seu rendimento era mau. Os professores achavam que ele tinha capacidade para fazer melhor mas entendiam que ele não se esforçava, por isso lhe chamavam Preguiçoso. Tinha um comportamento tranquilo, até bastante tranquilo. Passava muito tempo só e raramente era visto envolvido nas brincadeiras dos colegas que também não se admiravam. Afinal, era Preguiçoso.
Quando os professores falavam com o Preguiçoso e o incentivavam a trabalhar , pois achavam-no muito capaz, o Preguiçoso encolhia os ombros e ficava na sua, sem grande agitação, com um ar fechado e sem um sobressalto que permitisse pensar em que se empenharia nas actividades.
Na verdade, o Preguiçoso não se chamava Preguiçoso. Pouca gente sabia, aliás, na escola ninguém sabia, mas ele chamava-se Cansado, isso mesmo, Cansado.
O Cansado, também muito poucas pessoas sabiam, tinha uma vida bastante complicada. Os pais estavam os dois desempregados e o dinheiro escasseava. Estava Cansado de ouvir os pais lamentarem-se pela falta de condições para ele e a irmã viverem melhor. Estava cansado de sentir a falta de tudo, os pais, também Cansados, pouca disponibilidade arranjavam para os filhos. Estava Cansado de pensar que o que não tinha lhe fazia falta para vir a ter e, por isso, não se sentia com força para remar, não sabia para onde. Sentia-se Cansado e perdido.
Os Cansados e perdidos quando estão na escola, às vezes, parecem preguiçosos.
E nós ficamos descansados.

Sem comentários: