domingo, 29 de maio de 2011

TEMOS QUE SER AMIGUINHOS

A Senhora Ministra da Educação afirmou, refere o JN, que o país deveria funcionar como uma orquestra, em que todos os esforços individuais se conjugam para o resultado final.
A imagem utilizada pela Senhora Ministra que se encontrava num encontro regional de escolas de música, sendo apropriada ao contexto, é no mínimo curiosa se nos lembrarmos das dificuldades colocadas pela política do ME ao ensino artístico.
Por outro lado, estas palavras bonitas vêm na senda do famoso vídeo de arranque do ano lectivo. No seu habitual estilo materno-voluntarista a Dra. Isabel Alçada vem dizer que temos de ser amiguinhos e pensar sempre, mas sempre, no bem comum.
De facto, basta olhar para a cacofonia deprimente instalada na campanha eleitoral para se perceber com clareza como constituímos uma orquestra afinada em que apenas estará por definir o reportório que os maestros se propõem constituir para a orquestra.
Curiosamente as notícias que envolveram o ME a propósito dos edifícios da 24 de Julho e Parque Escolar mostram como afinada anda esta orquestra e, sobretudo, como todos remam, perdão, tocam, no mesmo sentido.
A Senhora Ministra da Educação saberá certamente que a conflitualidade de interesses complexa e agressiva e por vezes inconciliável nas sociedades actuais, transformam a metáfora da orquestra numa conversa destinada a crianças pequenas quando os adultos acham que por ser pequenas são parvas o que, deve dizer-se, acontece com bastante frequência.
Mas a Senhora Ministra é assim, optimista, ingénua e voluntariosa. É bonito. Temos que ser amiguinhos.

Sem comentários: