terça-feira, 26 de setembro de 2023

"CADA CAVADELA, CADA MINHOCA"

Parece estarmos a atravessar no mundo da educação um período informado pela conhecida lei de Murphy que se pode traduzir em algo como “o que o que pode correr mal, está mesmo a correr mal”. Numa versão mais portuguesa podemos recordar a muito conhecida “cada cavadela, cada minhoca”.

A imprensa dá conta das inúmeras dificuldades e de diferente natureza que as escolas, professores e alunos estão a sentir com os recursos informáticos, desde questões de natureza técnica, qualidade dos equipamentos, avarias e dificuldades de reparação, às de natureza administrativa(?), garantias caducadas ou dificuldade de substituição, por exemplo. Algumas destas questões somam-se às que vêm sendo sentidas de há muito, recordemos as dificuldades com a pouco defensável realização em suporte digital  das provas de aferição do 2º ano.

O deslumbramento com o novo mantra, transição digital, ainda terá que gerir situações como estas.

Esperemos que um emergente movimento no sentido de repensar o papel crítico, sublinhe-se, dos recursos digitais possa contribuir para um maior equilíbrio e, naturalmente, assegurar a garantia de equipamentos suficientes e adequados para a sua ajustada utilização ao longo da escolaridade.

O sistema precisa urgentemente de alguma serenidade e competência.


Sem comentários: