quinta-feira, 1 de abril de 2021

E VÃO CATORZE ANOS

 Hoje, não sei porquê, lembrei-me que sem dar conta estou por aqui com o Atenta Inquietude desde 2007, mais precisamente, do dia 6 de Fevereiro de 2007. É já um caminho longo.

Por curiosidade não resisto a deixar aqui um dos dois textos que nesse dia iniciaram esta viagem que já leva catorze anos.

 “Eles andam aí … os TUDÓLOGOS”

 “É velha na comunidade científica a dificuldade de estabelecer um equilíbrio entre um conhecimento de natureza "especialista" e o conhecimento de natureza "generalista". Não é tarefa fácil se considerarmos o volume enorme e virtualmente inesgotável de informação disponível e em construção sobre a totalidade dos temas que, por qualquer razão, possam ser objecto de estudo.

Daí o sempre presente desafio epistemológico da formação e desenvolvimento do conhecimento buscando o inatingível compromisso entre "saber muito sobre pouca coisa" e "saber pouco sobre muita coisa".

No entanto, de há algum tempo para cá emergiram na "medioesfera" um grupo de opinadores de origens diversas que parecem ter resolvido o tal imbróglio epistemológico. Refiro-me à seita dos TUDÓLOGOS, isso mesmo, os que sabem de tudo. É vê-los a emitir os seus "ACHISMOS" ou numa variante semântica também frequente os seus "PARA MIM..." por todo o lado onde apareça um microfone, uma câmara ou uma página de jornal ou revista.

O espectáculo é, por vezes, arrasador para a auto-estima de um cidadão que ao longo de uma laboriosa vida de estudo e reflexão procura conhecer uma qualquer área do saber. Eles, sempre os mesmos, falam, "acham", sobre não importa o quê, saúde, política (externa ou interna), educação, i & d, economia, arte, etc (uff!!). Estranhamente, por vezes, aparecem também acompanhados por pessoas de facto conhecedoras das áreas em discussão e de quem esperam, ou arrogantemente exigem, a caução da sua óbvia ignorância mascarada de "opinião esclarecida".

Curiosamente, a comunicação social ou, para ser justo, boa parte dela também mal preparada deleitando-se com a exibição despudorada de um umbigo tão grande quanto a ignorância, subscreve e amplia as maiores banalidades ou disparates que, diletantemente, os TUDÓLOGOS emitem.

Atentem nessas figuras e vejam se conseguem identificá-las. Voltaremos então a conversar.”

 Como podem verificar trata-se um texto datado e sem qualquer relação com os dias actuais.

2 comentários:

Rui Ferreira disse...

Parabéns pelo Blog caro Zé Morgado.
Muito que aprendi neste espaço.

Zé Morgado disse...

Olá Rui, muito obrigado.