terça-feira, 6 de setembro de 2011

AS VERDADEIRAS PIPOCAS DOS CINEMAS. Crónica dos Açores

Uma famosa canção de Gilberto Gil, “Aquele abraço”, começa com “O Rio de Janeiro continua lindo”. Sendo certo que ele tem razão no que se refere ao Rio, pensei o mesmo neste regresso à Ilha Terceira dos Açores que a lida profissional me proporcionou. Angra do Heroísmo continua linda. A aproximação aérea à Ilha revela a essência dos Açores e o cair do dia na baía de Angra, ontem ao fim da tarde com os efeitos especiais que uma trovoada longínqua produzia num céu já meio escuro e com algumas nuvens, assumem nos tempos que correm um efeito terapêutico. Como sabem, a beleza faz bem à saúde e as tantas coisas feias que acontecem e se vêem à nossa volta fazem-nos mal.
Hoje, ao fim da tarde ao subir a Rua da Sé bato com os olhos num letreiro comercial extraordinário. Anunciava-se de forma bem visível que ali se vendiam, faziam, “As verdadeiras pipocas dos cinemas”, isso mesmo, “As verdadeiras pipocas dos cinemas.
É um produto que não conheço, não gosto, e tenho a maior das resistências a ver cinema com a banda sonora do mastigas das pipocas e com a respectiva banda olfactiva, mas, provavelmente haverá um tipo de pipocas próprias dos cinemas e, imagino, pipocas para outros contextos. E ali, sem margem para dúvidas, fazem as verdadeiras pipocas dos cinemas, nem mais.
De certa maneira, este enunciado publicitário representa uma certa inocência ou ingenuidade que em algumas bolsas, já poucas, do mundo actual se vão mantendo.
Eu acho bonito.

1 comentário:

anónimo paz disse...

Bonito texto a começar pela descrição aérea da Ilha e seus efeitos terapêuticos. GOSTEI!!!

Quanto ao resto...

É a essência do povo Português.
É a imparidade Lusa no seu melhor!

Em mais parte nenhuma do mundo há "AS VERDADEIRAS PIPOCAS DOS CINEMAS"
PENSO eu!...

Acho romântico um casal de namorados irem ao cinema e durante a sessão comerem as tais pipocas que acredito serem feitas de maneira a não provocarem barulho ao serem trincadas.

Devem de ser momentos INESQUECÍVEIS!!!



Fora de Portugal penso que não há imaginação para tal feito.

Obrigado pela sua perspicácia e atenção ás minudências.

Desejo-lhe uma boa estada!

saudações