quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O INÍCIO

o Tiago, um gaiato de dez anos que entrou para o quinto ano numa escola nova começou as aulas muito contente.
No entanto, muito rapidamente foi ficando mais triste. Olhava para a sua mochila e ela não era nova, era a do irmão Manuel que foi viver com o pai que lhe deu uma mochila nova. O Tiago e a Sara ficaram com a mãe. A sua mochila tinha uns buracos e estava mesmo velha, as dos seus colegas eram muito mais bonitas.
Quando os setores diziam para tirar os livros e os materiais da mochila, o Tiago então ficava mesmo aflito, ainda não tinha os livros todos. A mãe disse-lhe que tinha já ido à escola e que estava à espera que tivesse ajuda para ele ter os livros. É que a mãe do Tiago não trabalhava, recebia um subsídio de desemprego. Também tinha poucos materiais e, por isso, sentia-se embaraçado e procurava demorar tempo ou mesmo não os tirava da mochila.
Assim, logo nos primeiros dias o Tiago começou a sentir que as coisas eram muito difíceis e que se calhar não era capaz de aprender. Com uma mochila velha e com poucos materiais e livros a coisa ia ser complicada.
Como sentia um bocado de vergonha não pedia ajuda aos setores e ficava quieto no seu lugar esperando que ninguém desse por ele. Estava mesmo assustado.
Entretanto, os professores iam notando as dificuldades do Tiago e já tinham pedido à directora de turma que o sinalizasse para que fosse pedido apoio.
Ficou em lista de espera.
Agora reparei, esqueci-me de escrever no início do texto, "Era uma vez". Isto é uma história, inventada, como todas as histórias.

Sem comentários: