sábado, 3 de setembro de 2011

SR. POLÍCIA, ROUBARAM A RAFAELA, A MINHA BONECA

No meio do turbilhão sobre a crise, os aumentos, as dificuldades, e tudo o que enche o nosso quotidiano de desesperança, o DN noticia algo que me parece extraordinário e com honras de primeira página, “Rita fez queixa à PSP por lhe roubarem a boneca”, tal e qual, exactamente o que leram.
Em síntese, a gaiata, a Rita de seu nome, com sete anos, apresentou-se numa esquadra da PSP em Vila Nova de Gaia, acompanhada do seu amigo Pedro, com dez anos, para fazer queixa sobre o desaparecimento, por roubo presume-se, da sua boneca. A Rita afirmou que não conseguia dormir sem ela.
Segundo o jornal, o agente da PSP “aceitou” a queixa “só para acalmar a menina” e prontificou-se a iniciar as buscas pela boneca. Posteriormente, os agentes da esquadra entenderam por bem comprar uma outra boneca que pudesse substituir a Rafaela, a boneca desaparecida, junto da Rita.
Acho a ideia da miúda aparecer na esquadra com um amigo a apresentar queixa pelo desaparecimento da sua Rafaela, sem a qual não consegue dormir, algo de notável, quer na autonomia, quer no sentido de contribuir para reparar uma perda que a magoava, constituindo também um episódio interessante de relação tranquila das crianças com os polícias, aquele pessoal que se ameaçava chamar quando nos portávamos mal ou não comíamos a sopa.
Por outro lado, a actuação dos agentes com a “aceitação” da queixa e a iniciativa de tentar encontrar uma forma de apaziguar a inquietação da Rita, parece-me um gesto de uma ternura imensa que emerge num contexto e em pessoas cuja actividade profissional, nos tempos conturbados que atravessamos, nos habituou a pensar que a ternura não é uma presença assídua.

4 comentários:

Anónimo disse...

Adorei a sua apreciação a respeito da atitude a polícia e, se quer uma sugestão, acho mesmo que lhes devia enviar o texto e o blog pois, nos tempos conturbados em que vivemos - como diz e muito bem - sabe-nos bem receber alguns mimos e ver que as nossas pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença.

Parabéns pelo seu blog!

Zé Morgado disse...

Obrigado, vá passando.

anónimo paz disse...

EXORTAÇÃO!!!

Que todas as crianças que passam fome, cujos pais auferem ordenados de miséria ou estão desempregados, a apresentarem queixa na polícia, não contra desconhecidos, mas sim contra todos os políticos que nos governaram desde 1974.

Não existe outros culpados!


saudações

maria disse...

Parece que pouca gente reparou neste "pequeno" pormenor de atitude por parte da polícia.Li num jornal e fiquei feliz.Parece que não fui a única.Que bom!
A crise , a famosa crise, ainda não sugou ,tudo e a todos.Quero acreditar que,ainda, somos muitos a guardar um olhar para o que é importante. Afinal...há que ter esperança. Abraço.