sábado, 1 de março de 2025

AS CONTAS QUE NUNCA DÃO CERTO

 Afinal, as contas não estavam certas.  No recentemente divulgado o estudo do Edulog, “Necessidade de Professores: Deficit ou ineficiência na gestão da oferta de ensino?”, era referida a existência de 40% de escolas do 1.º ciclo com menos de 15 alunos, número que parecia não corresponder à realidade, como diferentes directores escolares referiram.

Ao que agora é afirmado pelo Prof. David Justino, coordenador do estudo, terá havido “um problema na extracção dos dados” que motivou sobreposições na contagem das escolas.

De acordo com a leitura do Movimento Escola Pública, também os dados relativos ao ensino profissional não corresponderão ao cenário real.

É notável que numa área como a educação e seja qual for a matéria em análise, as contas quase nunca batam certo, tal como as realidades descritas nem sempre coincidem com as realidades observadas. Embora o erro possa acontecer, a justificação que me ocorre para tantos episódios é …, não pode ser, seria mau demais.

Sem comentários: