quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO

 O calendário das consciências assinala hoje o Dia Internacional da Educação. O universo da educação é muito provavelmente o que reúne maior número de especialistas. Raramente se encontra alguém que não tenha discursos bem firmes sobre qualquer assunto em matéria de educação. Aliás, também não é raro que especialistas de outras áreas científicas falem de ciências da educação recorrendo a aspas e produzam com a maior facilidade discursos pejorativos generalizados sobre pessoas/instituições que estudam e trabalham durante décadas em educação ainda que, obviamente, devam estar sob escrutínio.

De facto, para muita gente, educação não é matéria de saber, é matéria de opinião e portanto … opinam.

É verdade que a educação atravessa um tempo preocupante. Desde logo porque políticas públicas erradas trouxeram-nos a uma situação dramática de falta de docentes. Demasiados anos de desvalorização e penalização da carreira docente levaram a pouca capacidade de motivação para novos profissionais. A carga burocrática asfixiante, um modelo de gestão permeável à menor competência e à contaminação com agendas de outra natureza que não a educação, a falta de recursos humanos para além dos professores, técnicos e auxiliares de educação são problemas sérios que afectam a vida das escolas.

A verdade é que, sou suspeito na afirmação (também tenho a minha agenda), a educação, o sistema educativo, o desenvolvimento das pessoas e das comunidades, a qualificação dos cidadãos, de todos os cidadãos, são o motor do desenvolvimento e com impacto muito significativo em todas as áreas da vida em comunidade.

Não temos muitos motivos para comemorar, temos mais razões para nos preocuparmos e exigir.

Vamos entrar em campanha para as eleições legislativas das quais sairá um novo governo. Confesso que a confiança em mudanças substantivas é baixa, mas queria estar enganado.

A ver vamos.

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