quarta-feira, 27 de outubro de 2021

AS BOLHAS

 Confirmou-se. Os deputados eleitos para o Parlamento em representação do país seguiram as orientações tão repetidas pelas autoridades de saúde e organizaram-se em bolhas.

Seria expectável que todas as bolhas votassem o Orçamento Geral de Estado a pensar no país a partir, para as pessoas do país, naturalmente com base na sua visão política. É assim que funcionam as democracias com maturidade. Parece que assim não foi.

O resultado é notável, as bolhas do BE e do PC votaram de forma igual às bolhas do PSD, do CDS, da IL e do Chega. Estão muito bem acompanhadas e certamente têm uma visão de País, das pessoas do País, que os leva a tomar exactamente a mesma posição sobre algo tão pouco importante, o OGE.

Tenho alguma dificuldade em entender, ou melhor, em aceitar. Talvez seja por não pensar dentro de nenhuma das bolhas, mas ter uma ideia para o país, para as pessoas do país, arrumada sem dogmas do lado esquerdo do espectro político se é que ainda podemos falar nestes termos. Eu insisto.

Como ontem referi, ninguém sabe o resultado das eleições que aí virão. Boa parte dos eleitores não vive nas bolhas criadas pelos diferentes partidos e talvez algumas bolhas corram sérios riscos de ter dado um tiro no pé.

Também pode acontecer que algumas bolhas, incluindo quem se serve da democracia para atacar a democracia, possam retirar dividendos pelo bom serviço realizado pelas outras bolhas numa interessante convergência.

Não, repetindo-me, a história não vos absolverá, não vislumbro, certamente por cegueira política, o que o país, as pessoas ganham com os jogos das bolhas.

A discussão de Orçamento Geral do Estado transformada numa deplorável birra de estado.

Sem comentários: