terça-feira, 10 de março de 2020

COMUNIDADE E EDUCAÇÃO, POSTAL DOS AÇORES


No Público encontra-se uma peça com a referência a um projecto em desenvolvimento em S. Miguel, Açores, com o objectivo de baixar o insucesso e abandono escolar. Iniciou-se em 2016 em três escolas do Concelho de Lagoa, EBI Lagoa, Escola Secundária de Lagoa e EBI Água de Pau.
O projecto tem como eixo estruturante uma perspectiva de intervenção comunitária em rede alargada a múltimos sectores das comunidades.
Os resultados têm sido bastante positivos, validados também pelos resultados da avaliação externa, e actualmente já estão envolvidas nove escolas dos concelhos de Lagoa, Vila Franca do Campo, Povoação, Nordeste e Ponta Delgada.
Desde o início do projecto tive o privilégio de dar uma pequena contribuição de que guardo boas recordações.
Em modo memória recupero o texto  que aqui deixei na minha primeira participação, Junho de 2016.
No aeroporto de Ponta Delgada a iniciar o regresso depois de três dias de intenso trabalho em S. Miguel, uma das Ilhas Encantadas, os Açores.
O desafio era e é grande mas estimulante para quem tem a educação como paixão e também como forma de vida, dar um contributo que agora se iniciou para o desenho e acompanhamento de um Projecto, sempre um Projecto, que minimize o insucesso educativo e o abandono na população escolar do concelho de Lagoa.
Com o entendimento de que, como ouvi pela primeira vez em Moçambique, para fazer uma casa bastam quatro homens, para educar uma criança é preciso uma aldeia, (curiosamente também referido na peça do Público), o trabalho a realizar está para além das escolas, envolve as famílias e as diferentes estruturas, públicas ou privadas, que lidam com as problemáticas das crianças e jovens e das famílias.
Será uma tarefa difícil certamente mas acredito que seremos capazes de realizar algo de positivo.
O empenho e a mobilização que encontrei no trabalho com todos os professores das escolas de Lagoa, a disponibilidade, competência e abertura de várias entidades de sectores diversos da comunidade de Lagoa e, sobretudo, o muito trabalho com qualidade que já é realizado, são um conjunto de factores muito animadores apesar da consciência das dificuldades.
Foi bom ter estado, vai ser bom voltar com regularidade, vai ser bom ver resultados positivos que os miúdos, as famílias e os professores e técnicos competentes e empenhados que aqui encontrei merecem.
Uma nota final. O peixe nos Açores continua excelente".

PS – Registo que conforme expressei na altura os resultados conseguidos têm confirmado o empenho e a competência de todos os envolvidos incluindo alunos e famílias.
Obrigado pela oportunidade que tive.

Sem comentários: