segunda-feira, 9 de março de 2020

A LER, "O "VOO" DA JOANA"


O texto de Júlia Serpa Pimentel no Público, “O “voo” da Joana”, merece leitura. Parte da performance da Joana, minha colega de trabalho, no programa Got Talent Portugal e ilustra de forma inspiradora a sua história de vida pessoal e familiar.
Como tantas vezes tenho afirmado, sem ser por magia ou mistério, quando acreditamos que as pessoas, mais novas ou mais velhas, com algum tipo de necessidade especial, são capazes, não se "normalizam" evidentemente, seja lá isso o que for, mas, na verdade, são mais capazes, vão mais longe do que admitimos ou esperamos. Não esqueço a gravidade de algumas situações mas, ainda assim, do meu ponto de vista, o princípio é o mesmo, se acreditarmos que eles progridem, que eles são capazes de ... , o que fazemos, provoca progresso, o progresso possível e níveis de realização significativos. Está estudado de há muito o efeito de expectativas e representações nos processos educativos e de desenvolvimento.
É neste sentido que devem ser canalizados os esforços e os recursos que deverão, obrigatoriamente, existir. Não, não é nenhuma utopia. Muitas experiências noutras paragens, mas também por cá mostram que não é utopia. 
O primeiro passo é o mais difícil, tantas vezes o tenho afirmado. É acreditar que eles são capazes e entender que é assim que deve ser.

Sem comentários: