quarta-feira, 24 de outubro de 2007

PLANO NACIONAL DE LEITURA

Um dia de terça-feira sempre muito comprido, dificulta o contacto com este espaço e impediu-me de ter oportunamente sublinhado alguns resultados positivos que o Plano Nacional de Leitura parece evidenciar, pese algumas dificuldades referidas por escolas envolvidas no processo de avaliação realizado pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE.

Entre os aspectos encorajadores dos estudos recentes sobre hábitos de leitura, é importante registar que os alunos de 5º e 6º anos , 10 – 12 anos de idade, parecem ser os leitores mais entusiasmados o que será um bom prognóstico sobre o incremento de hábitos de leitura, minimizando um outro indicador segundo o qual 97.5% dos portugueses destina a “ver televisão” os seus tempos livres.

É também importante tentar contrariar uma tendência evidenciada no sentido de, ao longo da escolaridade, se verificar um abaixamento nos hábitos de leitura exceptuando os alunos que pretendem continuar a estudar. Este facto sugere algo de natural, a ligação entre a qualificação e a leitura, e reforça a importância de contrariar fenómenos de abandono e insucesso escolar.

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