segunda-feira, 1 de outubro de 2007

O CIRCO CHEGOU À CIDADE

Em 23 de Julho escrevi. “Ele aí virá de Gaia país abaixo brandindo a espada que baterá para sempre os sulistas, elitistas e liberais. E os fracos como o Dr. Mendes, o Marques. E os comentadores cegos à sua aura de genialidade como o Marcelo, o Professor, e o Pereira, o Pacheco. Treme Sócrates que ele está aí com a bandeira que tirou da mão de Sá Carneiro numa renhida disputa com outra figura maior, o Dr. Lopes, o Santana. Treme Portugal que ele ameaça tudo mudar e tudo fazer.”

Já está. E não vem sozinho. Trará certamente consigo algumas figuras centrais da nossa história recente. O Dr. Mendes Bota, poeta, cantor pimba, entertainer, dj e, naturalmente, político com provas dadas, sobretudo, na organização de jantares de apoio e na sindicalização de votos. Virá o Dr. Rui Gomes da Silva, outra figura do pensamento político português que ficou conhecido por, quando Ministro de Santana Lopes, ter querido calar o grande Professor (sim o Marcelo) cujos comentários desagradavam ao dono. Como uma desgraça nunca vem só, também o menino guerreiro já se colocou em bicos de pés na corrida à direcção do grupo parlamentar do PSD. Levanta-te Sá Carneiro, olha que eles dão cabo do partido.

PS – No meu Alentejo, sempre mais estimulante que esta trapalhada, no sábado de manhã o velho Zé Marrafa olhou para o céu e disse “isto vai dar água”. Resolvi passar a tarde a guardar a lenha cortada no casão. Fiz bem porque a água veio e a lenha está seca à espera de me aquecer o inverno.

Sem comentários: