domingo, 21 de outubro de 2007

O MEU PAI NÃO BRINCA COMIGO

O Expresso noticia de forma discreta, como o tema justifica, que, de acordo com um estudo internacional apresentado este sábado em Lisboa, as crianças portuguesas são as que brincam menos tempo com os pais, isto é, 6% das crianças afirmam brincar diariamente com os pais enquanto nos outros oito países temos cerca de 20%. De forma coerente, também se constatou que o tempo destinado a ver TV pelas crianças portuguesas é cerca do dobro do que se verifica nos outros países.
Estou a lembrar-me de uma velha estorinha que já aqui citei.
- Pai…
- Sim.
- Pai… Quanto ganhas por uma hora de trabalho?
- Que pergunta!
- Responde.
- Cerca de 30 €.
(algum tempo depois)
- Pai…
- Sim.
- Tenho aqui 30 € que juntei. Podes vir brincar comigo uma hora?
Mais do que constatar o que já sabemos, importa que possamos perceber como, no mundo actual, real e não ideal, podemos ter gente mais disponível para os filhos, e filhos menos dependentes de ecrã para estarem acompanhados.

PS – Nesta perspectiva foi comovente ver o Dr. Menezes acompanhado por um dos filhos a visitar o Bairro da Cova da Moura e justificar a presença do gaiato pelo facto de, trabalhando tantos dias a forma de estar com os filhos é trazê-los para o trabalho. Notável.

Sem comentários: