quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

O PROFESSOR QUE NÃO SABIA ALEMÃO

Aos olhos dos alunos e independentemente das idades os professores, na sua generalidade, são figuras importantes apesar das turbulências e apreciações por que passam fruto de políticas erradas, dos discursos de alguns opinadores ignorantes, de alguns discursos de alguns que afirma falar em seu nome e que vão contribuindo para a fragilização da percepção da sua autoridade, competência e importância social.
Como ia dizendo, os mais pequenos têm uma relação engraçada com os que imaginam como fontes do que irão aprender. Reparem nesta história que me foi contada por um professor do 1º ciclo numa escola do interior centro há já alguns anos e que aqui contei em tempos.
Estava a acontecer na aula uma conversa sobre os saberes que as pessoas possuem e como diferentes pessoas têm diferentes saberes.
O professor achou por bem ilustrar o discurso com a situação de um aluno presente que, tendo vindo da Alemanha com os pais, sabia falar alemão coisa que mais ninguém no grupo sabia, nem ele.
Um dos gaiatos, não se conteve e pergunta, “O Professor não sabe mesmo falar alemão?”. Depois da resposta confirmativa, o miúdo, completamente decepcionado, não resiste, ”Chiii!! É professor e não sabe alemão”. De facto, como pode um professor não saber, o que quer que seja.
O que o miúdo ainda não sabia é que professores não são só os que sabem, são os que nos ensinam. Até a ser capazes de aprender o que eles não sabem. Como sempre digo e cada vez mais acredito, a gente ensina mais o que é do que aquilo que sabe.

Sem comentários: