terça-feira, 3 de janeiro de 2017

DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Li com muito interesse o texto de opinião de Ana Maria Bénard da Costa, “Educação especial: três contradições e três conceitos” no Público.
O texto analisa do meu ponto de vista de forma ajustada a proposta do PCP divulgada em Dezembro relativa à criação de um Instituto Nacional de Educação Inclusiva
A argumentação de Ana Bénard da Costa, uma pessoa com quem tive o privilégio de trabalhar durante alguns anos, vai ao encontro da minha própria reflexão sobre a proposta apesar de não conhecer a totalidade do seu conteúdo.
Sei que pretende a definição de um novo quadro legal sobre a designada educação especial e terá como medida mais significativa a criação de um Instituto Nacional de Educação Inclusiva cuja função será coordenar os serviços de apoio à educação de crianças e jovens com necessidades educativas especiais e seria tutelado pelo Ministério da Educação.
Disse na altura que não encontro sustentação para a criação de um Instituto Nacional de Educação Inclusiva. No entanto e como várias vezes aqui escrevi, é fundamental e urgente a alteração do enquadramento legal desta matéria que está, aliás, em curso e, espero, entrará em discussão pública.
Sobre a criação do Instituto Nacional para a Educação inclusiva, afirmei e reafirmo, um sistema educativo será tanto mais integrado e inclusivo quanto integrada e inclusiva for a sua organização e funcionamento.
O texto de Ana Bénard da Costa elabora uma visão interessante sobre a criação do INEI assente no que designa por “três contradições e três conceitos desadequados”.
Justifica a leitura.

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