segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

A BATALHA NAVAL

No meu tempo de aluno do ensino básico, lá bem para trás, quando a escola nos interessava menos tínhamos formas bastante mais tranquilas de andar em guerras do que por vezes, felizmente poucas, se verifica hoje, jogávamos à batalha naval. Provavelmente se perguntarmos aos miúdos de hoje se jogam à batalha naval muitos perguntarão para que consola é o jogo. É um sinal da mudança, nos também não sabíamos o que era uma Play Station.
Uma vez na aula de Matemática, creio que do 5º ano, (actual 9º), eu e o meu amigo Sequeira tínhamos trocado a realização de exercícios por uma animada batalha naval.
Como sabem ainda não tinham sido inventados os adolescentes “multitaskers” pelo que, como era nossa característica, realizávamos as tarefas escolares com o maior dos empenhos e concentração. De tal maneira assim era que nem demos pela aproximação da Setôra. Chegou de mansinho e, de repente, uma mão tira-me o papel do jogo e uma voz zangada, muito zangada, disse “porta-aviões ao fundo” e sem mais dirige-se para o cesto dos papéis onde afundou toda a armada, com mar e tudo.
Não sei se naquela altura já tinham inventado a ideia de assertividade mas a de autoridade era já bem conhecida e reconhecida, pelos professores que a tinham, tal como hoje, aliás. Com aquela voz e aquele olhar na memória, nunca mais me apeteceu jogar batalha naval nas aulas. Nas de Matemática, pelo menos.

Sem comentários: