terça-feira, 24 de janeiro de 2017

DAS BOAS EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO

No Público de hoje divulga-se um trabalho interessante desenvolvido numa escola do Porto, a Escola Secundária do Cerco, inscrita numa das zonas problemáticas da cidade.
A experiência foi desenvolvida duas docentes, de Educação Física e História e a colaboração de uma encenadora e actriz, integrada num projecto com o apoio da fundação Gulbenkian direccionado para novas abordagens em sala de aula.
A experiência tem decorrido com resultados bastante positivos e é também desenvolvida noutras escolas do país. Toas serão apresentadas publicamente dentro de algum tempo.
A este propósito algumas notas.
Em primeiro lugar, num tempo em que é fácil e frequente desvalorizar os professores ou a escola é fundamental e justo afirmar que em muitíssimas escolas portuguesas se desenvolvem diariamente actividades e experiências de altíssimo nível e qualidade e com efeitos positivos. 
Estes trabalhos contemplam desde a Educação de Infância ao Ensino Básico e Secundário e todos os grupos de alunos.
É ainda essencial dizer que muitas destas experiências são desenvolvidas envolvendo apenas, repito, apenas recursos das escolas e o empenho e motivação dos docentes, de direcções e, funcionários e também pais.
Lamentavelmente, muitas destas experiências não são divulgadas. Aliás, tantas vezes me acontece ouvir professores que assistem à apresentação de algumas experiências, exclamarem, “isto é o que nós fazemos”. E por que razão não o dizem? Nas mais das vezes por falta de tempo, oportunidade, lembrança ou por achar que está a fazer-se o que se pode e tal não merecerá destaque ou divulgação. É um erro, merece e seria necessário.
Por outro lado, estas experiências servem para mostrar que também em educação é preciso entender que o TINA (There Is No Alternative) é um equívoco. Sim, existem alternativas, somos capazes de fazer diferente.
No entanto, nota final, é também importante que se atentem nos recursos, na valorização do que se faz e de quem faz, na autonomia que fomente a alternativa e na criação de ambientes tranquilos e profissionalmente estimulantes para professores, técnicos, alunos e pais.
A generalidade dos professores faz a sua parte, o resto …

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