sábado, 28 de janeiro de 2017

O APOIO A FAMÍLIAS

No DN de sexta-feira divulgava-se uma iniciativa da Câmara de Leiria que desenvolve um programa de apoio a famílias com crianças com deficiências profundas. Estão empenhados estudantes do ensino superior em regime de voluntariado.
Apesar de não conhecer com profundidade os contornos do programa parece-me algo de positivo e a merecer divulgação.
A vida das famílias e das pessoas com deficiência é uma contínua prova de obstáculos, sem fim e, por vezes, inultrapassáveis, sobretudo ao nível das atitudes e das políticas em vários aspectos da vida diária. Muitas vezes vivem de forma isolada as suas enormes dificuldades, sem apoios próximos, exaustos, desgastados, sem relações de suporte familiar, sem tempo e sem esperança e inquietos com o futuro.
É verdade que existem iniciativas e movimentos com origem nos próprios pais que procuram minimizar estas dificuldades, caso das associações Pais em Rede ou Contramão, por exemplo, assumindo formas de suporte e luta por melhores respostas às crianças e jovens, bem como às famílias. No fundo, trata-se de uma luta por direitos.
Neste universo, para além das respostas eficazes e competentes nas áreas de necessidades, a construção de redes que funcionam como suporte, apoio, partilha e voz é um contributo verdadeiramente importante.
Na verdade, precisamos urgentemente de construir ou reconstruir comunidades, não só de pais, que funcionem em rede.
Também não é uma utopia, é "só" entendermos que assim deve ser.

Sem comentários: