segunda-feira, 13 de julho de 2015

TEMOS ACORDO. E UNIÃO EUROPEIA?

Pode lançar-se o fumo branco. Temos acordo.
A Grécia vai ser resgatada, ou seja, o povo grego vai suportar novo pacote de austeridade. A lição pretendida, não se pode votar contra os interesses de quem manda funcionou. A soberania é um conto de crianças, não é Senhor Primeiro-ministro?
Não sei o que será o futuro, deixo isso para os inúmeros opinadores que vão comentar o acordo agora decidido.
No entanto, é minha convicção que tendo acordo temos menos Europa. Não que a Europa enquanto conjunto de países de um espaço geográfico desapareça, está cá e continuará a estar. O projecto europeu é que vai sendo revisto em baixa.
Coesão, solidariedade, desenvolvimento, cooperação, utopias sonhadas por um conjunto de lideranças políticas que genuinamente acreditou e quis construir uma União Europeia estão em risco.
Os destinos da União Europeia estão entregues a uma geração de tecnocratas politicamente medíocres, que de pessoas sabe nada, que de mercados também não sabe mas obedece a quem sabe em troca de uns lugarzinhos em que aparentemente decidem e se julgam donos da Europa, da História.
Gente que olha para o Projecto Europeu com um olhar que termina nas fronteiras do seu país e nos interesses dos mercados que servem. Gente xenófoba, intolerante, com preconceitos que entende que o empobrecimento de uns europeus é castigo merecido e o enriquecimento de outros, alguns, traduzem o verdadeiro projecto europeu.
Dir-se-á que a Grécia continua na Europa, a Grécia sempre esteve na Europa. A Grécia continua na União Europeia e na Zona Euro. O medo do que acontecesse com a saída imperou não foi o desejo de uma União, tretas.
Os medíocres políticos decidem com medo e com base no medo e na chantagem, têm medo da soberania e da diferença, estabelecem um diktat que impõem, democraticamente, é claro.
Apesar do acordo, a União Europeia estará mais pobre.


Sem comentários: