segunda-feira, 27 de julho de 2015

CORRE MIÚDO, CORRE. CORRE MIÚDO, CORRE

O conhecimento sobre os miúdos e a forma como crescem, os estudos que o comprovam e o bom senso dizem-nos que oportunidades de interacção social, o brincar, o brincar no exterior, a realização de actividades diversas com pares e adultos têm efeitos positivos que se prolongam até adultos. Contribuem para melhor desempenho social e escolar, promovem autonomia, estimulam competências sociais, percepção de regras e limites e promovem valores e atitudes de cooperação, tolerância, etc.
Creio que ninguém discorda deste entendimento.
Fica, pois, estranho como, de uma forma geral, os mais novos têm falta de tempo e espaço para que tudo isto aconteça e logo de pequenos.
Vão-se instalando outras visões.
O que importa são os “saberes estruturantes “.
O que importa são os domínios, sub-domínios, objectivos e descritores.
O que importa são os resultados nos exames.
O que importa é a produtividade.
O que importa é o “ranking”.
O que importa é ser excelente, a tudo.
O que importa és tu, os outros não contam.
O que importa é …
Corre miúdo, corre.
Corre miúdo, corre.
Corre miúdo, corre.

Sem comentários: