quarta-feira, 29 de julho de 2015

PEDALANDO, CANTANDO E RINDO

Quando eu era miúdo e como muitas vezes acontecia com connosco, se estávamos onde não devíamos logo algum adulto soltava um "ponham-se a mexer daqui" e nós ... púnhamo-nos a mexer dali, quase sempre a contragosto.
Mais recentemente e com a emergência da preocupação com os estilos de vida saudáveis, entrou no léxico uma outra referência à ideia de movimento, "pela sua saúde, mexa-se" e muita gente se mexe pela rua ou pelos ginásios à procura de melhor qualidade de vida.
Entretanto e nos últimos tempos surgiu a mais curiosa das utilizações da ideia de movimento, isto é, uma figura inventada pela administração pública que retoma o discurso dos adultos do meu tempo mas em vez de soltar um assertivo "ponham-se a mexer daqui", cria um sistema de mobilidade especial, uma figura curiosa para colocar os funcionários descartáveis em movimento, isto é, a “mexer dali”.
Agora, num esforço de modernização e em nome do ambiente, o Governo lança um “upgrade” ao sistema de mobilidade dos funcionários da administração, quer que andem de bicicleta.
Parece uma ideia interessante, depois de tornar descartáveis milhares de funcionários, de cortar até ao limite nos seus rendimentos, preocupa-se com o ambiente e com a saúde dos funcionários propondo que pedalem.
Depois da proposta de que os miúdos se desloquem para as escolas de bicicleta chega a vez dos funcionários da administração.
A capacidade visionária do Governo é uma fonte inesgotável de perplexidade. Já podemos antecipar as múltiplas ciclovias das nossas cidades vilas e as cuidadas, largas, bem iluminadas e seguras bermas das nossas estradas inundadas de bicicletas com crianças e adolescentes a caminho das escolas e os funcionários públicos a caminho dos seus serviços. O que se poupa em combustível para as famílias, em custos dos transportes escolares para as autarquias e, mais importante claro, os benefícios para a saúde de todos os novos ciclistas justifica a medida.

Sem comentários: